Diferença entre Conciliação e Mediação

Ambro ID-10066406

Diferença entre Conciliação e Mediação

Efetivamente existem semelhanças entre a conciliação e a mediação, pois ambas são meios alternativos de solução de conflitos que são conduzidos sem excesso de formalidades por um terceiro que facilita a comunicação entre as partes.

A diferença é que a conciliação é utilizada para conflitos de relações não continuativas (como acidente de trânsito, relações de consumo) enquanto que a mediação é indicada para relações continuativas (como conflitos entre sócios, questões familiares ou entre vizinhos).

Essa diferença em razão do tipo de relação se justifica porque em relações não continuativas (conciliação) pode ser conveniente a sugestão do conciliador para direcionar o acordo.

Já nas relações continuativas (mediação), é recomendável que o mediador não sugestione a maneira de resolver o conflito, para que as próprias partes retomem totalmente o poder de decisão que possuem e passem a agir com protagonismo na maneira de resolver seus conflitos. Afinal, o objetivo da mediação não é só o acordo, mas sim, o estímulo ao diálogo para que as partes caminhem por si próprias até a escolha que melhor as atenda.

Voltar

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *